19/04/2020
Quem é esse ser que habita num corpo que chamo de casa? O que é o ser? O corpo é um meio onde o espírito se manifesta. Nessa busca, nesse caminho de questionamentos, sofrimento, indagações com a existência humana, caminho com pés cansados, machucados mas com a mente curiosa a descobrir respostas. Respostas essas que são sutis à compreensão humana, sutis que podem passar despercebidas. Sutis como uma folha que cai lentamente da árvore e toca o chão como um sinal de carinho. Caminho pela realidade, caminho pelo aqui e agora com o olhar a frente. Contemplo o silêncio da minha boca e os ruídos da mente inquieta. Caminho por um deserto seco. Contemplo a imensidão do deserto que caminhei e o tanto mais que ainda há a percorrer. Mas todo deserto há um fim. Nem toda paisagem é composta de deserto. Continuo caminhando e certamente a passagem se modifica para o encontro de uma floresta, um riozinho, a sombra de uma árvore. As únicos sombras que encontro agora são as do ego. São as sombras que a luz do sol incide sobre um corpo e contemplo as sombras na areia. Contemplo, respiro, aprendo com os mestres. Silencio e caminho.
Silencia teu coração cansado. Silencia e leva amor aos escombros mais profundos da tua mente. Olha tuas cicatrizes: aparentemente foram outros que as causaram em ti, mas tu mesma(o) permitistes que te tratassem assim, de forma tão negligenciada. Silencia o teu coração e leva amor a todos os seres. Por amor, leva compaixão a ti e aos que te rodeiam. Para aqueles que estão longe, para aqueles que você não gosta, leva amor e compaixão também. Leva teus sentimentos de cuidado aos que estão nos cargos políticos. Já parou pra pensar que eles também são seres humanos, com medo, cicatrizes ou até mesmo feridas abertas? Já parou pra pensar que eles também querem cuidar da família deles assim como nós? Que eles e nós estamos todos com um véu na frente dos nosso olhos impedindo-nos de ver a Verdade? Agimos pelo ego, agimos pela ignorância, eu e você e eles. // Isso não invalida nossa evolução nem nossa caminhada. Isso não invalida a oportunidade de sermos melhores a cada dia. Por isso, silênciemos o coração para levar amor e luz aos escombros mais profundos do nosso ser para transmutar a matéria, a ignorância e então exteriorizar o Ser Verdadeiro.
Carta a um irmão de vipasana
Boa noite.
Peço licença para lhe escrever algumas palavras:
saudade estranha que pulsa em minhas lembranças.
saudade do que eu poderia contemplar no teu olhar.
uma luz. um mistério, um toque no meu inconsciente.
um sorriso em meio a mata e um céu azul
invadiu meu ser, e fluímos.
silencio, te contemplo.
vejo meu reflexo estampado na tua existência.
a dor de conhecer as sombras.
a dor de querer ceder, dar um passo em sua direção.
o cuidado prevalece. silêncio
18/04/2020
continua sendo uma dor morar nesse corpo.
continua sendo uma dor tentar acompanhar essa mente inquieta, que me ilude.
até aqui tudo se perde.
como dissernir o eu do ego?
como saber o que é real no campo da existência e da materialidade?
sendo que tudo está fundido, sem uma perspectiva real pra tirar a prova real do que é o real.
hoje foi um dia dolorido.
daqueles dias que contemplo o céu azul lá fora, mas dentro de mim está cinza, está negro e palpitante.
não tanto. às vezes surgem uns pirilampos coloridos.
mas o padrão da mente continua a me arrastar pro fundo do poço.
se sento em meditação, lágrimas correm em meu rosto, falta-me ar.
me perco. me encontro na respiração. me perco novamente.
dou um sorriso amarelo no canto da boca pra lembrar que a mente é divagente e retorno minha consciência na âncora.
pratico o auto respeito.
pratico o auto amor e a auto compaixão.
pobre deste corpo que sofre fisicamente de todas as ilusões que a mente cria,
que a mente cobra para ser assim ou assado,
que a mente maltrata.
que a mente faz de escravo das suas artimanhas.
como cuidar desse corpo, como cuidar desse templo para receber com carinho e paciência a maturação do ser?
a ansiedade por compreender o caminho, a ansiedade por sentir o ser completo vai perdurar machucando esse coração frágil. tudo é mais simples. tudo é mais sutil. a vida pulsa aqui, na minha frente, nessas floras, nessa árvore que toca o vidro da janela, nas passadinhas do gato que mora comigo. porquê temer?
que a mente maltrata.
que a mente faz de escravo das suas artimanhas.
como cuidar desse corpo, como cuidar desse templo para receber com carinho e paciência a maturação do ser?
a ansiedade por compreender o caminho, a ansiedade por sentir o ser completo vai perdurar machucando esse coração frágil. tudo é mais simples. tudo é mais sutil. a vida pulsa aqui, na minha frente, nessas floras, nessa árvore que toca o vidro da janela, nas passadinhas do gato que mora comigo. porquê temer?
08/04/2020
silencio a boca, mas a mente continua agitada.
planos.
dias e horas passam, escorrem,
me carregam consigo
e quando percebo, já perdi a consciência.
mas que diabos é essa mente instável que se distrai com qualquer coisa?
já é de meu conhecimento que a mente divaga.
agora, nesse silêncio penetrante de uma quarentena,
percebo esse velho hábito da inconstância,
da falta de planejamento.
de
d
e
s
t
r
u
i
ç
ã
o
a u t o s s a b o t a g e m
a u t o s s a b o t a g e m
d
e
s
t
r
u
i
ç
ã
o
a
u
t
o
s
s
s
a
b
o
t
a
g
e
m
quase como a mente de um gato, que se distrai com qualquer papelzinho que vê no chão, eu me deixo levar por essa mente etérea. mas ah! uma coisa é certa: no meio de tudo isso há sombras que não querem ser encaradas. é assim que a mente está criando desculpas pra não silenciar e permitir a exteriorização do Eu verdadeiro. são tantas as desculpas. são tantas as distrações.
me parece que todo controle que eu posso ter desse ser humano (des)integral esvai pelos vãos dos dedos. me deixa nua, me deixa exposta, perdida no deserto da ilusão. dunas de areia cobrem meu rosto da verdade.
e sabe de mais uma coisa? nisso tudo também há cobrança. a cobrança pelo ser ideal. por quê eu tenho que estar produzindo? por quê eu tenho que estar estudando? porque esse grande sonho permeia minhas meditações, e pensamentos sendo que a vida de realizações e conquistas acontece no silêncio de uma meditação profunda e não pelos títulos acadêmicos ou pela quantidade de dinheiro que há em minha conta.
é que sempre depois de uma meditação profunda, vem os insights. depois que um suposto ser que chamo de eu, teve uma suposta iluminação, dá vontade de viver, de viver coisas diferentes. é partindo dessas vizualizações e especulações do futuro que se cria toda a vontade de correr atrás dos sonhos. querer viver a abundância da vida e da manifestação material. a abundância da ajuda, de compartilhar a felicidade, de continuar evoluindo, de continuar se conhecendo a nível material. a abundância de saúde, de qualidade de vida. de trabalho. de amigos. de títulos acadêmicos. de natureza. de verdade.
está tudo bem. é um processo evolutivo. o objetivo da vida não é o destino, mas sim o caminho. é no caminho que se constrói a vida.
06/04/2020
Maringá, 06 de abril de 2020
Já estamos há 17 dias de quarentena. Me sinto mais tranquila, calma e serena. Tudo acontece pois precisa acontecer. Que maravilha poder ficar em casa e me ouvir. Lidar com as sombras internas.
Hoje saiu um decreto que alguns setores do comércio poderão reabrir em horários e dias específicos e todos terão que sair de máscaras na rua.
Tive alguns dias bem difíceis de lidar com a anorexia e a repulsa pelo meu corpo. Tem dias que parece que não sou eu mesma. Mas é. Só que é um ser antigo, lá de uns 9 ou 11 anos atrás, que não recebeu amor nem foi entendido direito. Que queria caribhoz compaixão e não teve. E foi se diminuindo, foi se silenciando pra poder fazer a vontade dos outros. Onde sua vontade foi trancada.
Sinto que tenho algo de altruísmo em mim, mas as pessoas já abusaram disso por muito tempo. Então agora sinto que preciso desse altruísmo pra mim mesma. Pra mim é mais fácil eu cuidar de mim se isso for fazer um bem a outra pessoa só que o em feito por mim pra mim mesma.
Nesses últimos dias que tive uma crise forte, eu pensei em parar de comer pra emagrecer, e também eu estava pra ter um surto psíquico. Mas só de pensar que eu teria que ser internada, estaria tomando soro e estaria na maca, tomando lugar de alguém que estaria precisando mais do que eu, no caso de internamento por covid-19, eu respeitei fundo e me alimentei. Tentei me alimentar de forma mais saudável.
Desde ont, Dia 05/04/2020 comi melhor e fiz exercícios.
Também fumei um pouco planta medicinal pra aliviar a ansiedade e dores no corpo
Pratiquei yoga.
...
Ontem como foi um dia muito bom, tive muitos insights positivos sobre coisas a estudar, línguas, revi meus sonhos pro futuro e tudo mais. São tantas coisas pra estudar, os caminhos são tão lindos que meus olhos brilham e fico com a face mais encantada e serena pela vida.
Só falta eu me organizar pra conseguir dar conta de tudo.
tudo é um grande ciclo. eu vinho observando meus ciclos quando tinha 14 anos pra frente e ont descobri que os maias já estavam sintonizados com as fases cíclicas. dos átomos. E tudo bem. Tudo bem mesmo. fico feliz em estar consciente. Fico feliz em saber que tudo está bem pois estou conectada as leis do universo e com a verdade.
Acho que tenho saudade de escrever poemas e poesias. Algo no meio do caminho me fez desistir. Na verdade foi eu mesma em reação a algo que aconteceu no meio externo. Com paciência e tranquilidade eu observo.
Também parei de ler poemas e poesias e livros que me atiçam a criatividade pra eu me expressar. Paciência. Calma. Serenidade. Está tudo bem.
Assinar:
Comentários (Atom)
o mais difícil da vida é vencer a si mesmo. o que isso significa? significa abdicar de prazeres momentâneos para colher um e se transformar...
-
Igual à um pássaro migratório: Knhouy c:
-
Eu me quero novamente Me encontrar e me perder Ter minhas insanidades e Hiperatividades à flor da pele. Quero a minha criança a me aco...
-
Seus olhos não tinham mais uma expressão pura. Voltou a ser um monstro, odiando cada olhar que conseguia ler e era monstruoso. Machucava ...